top of page

Hierarquia das Competências

A Hierarquia das Competências é uma teoria de Martin M. Broadwell que ajuda a compreender os estágios do aprendizado e desenvolvimento das competências de uma pessoa sobre um determinado assunto. Vamos ver um pouco desses estágios com uma visão geral de cada um no canto:


Incompetência inconsciente  - Não sabe que não sabe

 

Neste estágio a pessoa ainda não aprendeu o necessário para o canto, porém ainda não tem consciência disso. Há de se estabelecer uma diferença entre aprender o que gosta e aprender o que é necessário para evoluir. Por exemplo, todo mundo é capaz de soltar a voz e cantar, mas a insegurança de muitos é que, ao cantar, não sabe se está cantando corretamente, com afinação, no tempo, no ritmo... Ou para alguns mais experientes no canto, não se tem a consciência das técnicas vocais que podem ser utilizadas para se cantar de maneira saudável, sem rouquidão ou perder a voz. Por não se reconhecer a falta daquela competência, não há a busca do crescimento e desenvolvimento.

 

Incompetência consciente - Sabe que não sabe

 

Ter consciência da falta de conhecimento para fazer algo é o passo primordial para a aprendizagem. Sem esse conhecimento não há evolução, e assim passamos a dar um maior valor à nova habilidade que queremos aprender, no caso, o canto.  Nesse estágio já se sabe o que não se consegue executar, porém existe a disposição a aprender. É o estágio mais difícil, pois com a prática, surgem os erros e falhas, gerando um sentimento de frustração. Por um lado, é uma etapa que muitas pessoas desistem, justamente pelos desafios que enfrentam. Por outro, é neste ponto que acontecem os maiores saltos de crescimento, de desenvolvimento, de subir de degrau e elevar-se no nível de competência.

 

Competência consciente - Sabe que sabe

 

A pessoa sabe que sabe, mas a execução é feita de forma consciente. Nessa fase, para cantar é necessário planejamento, raciocínio, concentração, ou seja, precisa voltar toda a sua parte consciente para a execução da atividade. O desconforto para cantar é bem menor e ainda é divertido e motivador, já que os primeiros resultados começam a aparecer.

Essa etapa é bem mais fácil que a anterior, porém ainda é necessário atenção e esforço na execução da nova habilidade, além de disciplina para não se estagnar e perder resultados obtidos nas etapas anteriores.

 

Competência inconsciente - Já nem sabe mais que sabe

 

Nesta etapa o ciclo da aprendizagem se completa, a nova habilidade passa a ser automatizada a pessoa nem pensa mais para executá-la. As coisas ficam fáceis, a pessoa tem experiência e a maior parte das dificuldades já foi vista e superada. Já nem se lembra mais o que é viver sem aquele aprendizado. No caso de afinação, por exemplo, o aluno afinado nem consegue replicar o som da forma que fazia antes. Passa a existir uma rotina repetitiva, visto que não se pode perder os resultados obtidos anteriormente, mas a execução é eficiente e os conhecimentos estão internalizados, com memória reflexiva e muscular.  Do conhecimento adquirido, surgem novas necessidades de aprendizado para o aprimoramento e desenvolvimento da expertise.

 

 Que tal desenvolver suas competências no canto?

 

Abaixo, os links para entrar em contato e agendar já sua aula de canto!

 

 

 

 

 

 

 

Comentários


bottom of page